quarta-feira, 11 de abril de 2012

Anita Malfatti

Nu Cubista de Anita Malfatti

Anita Catarina Mafaltti nasceu em São Paulo, no dia 2 de Dezembro de 1889. Foi pintora, desenhista!
Como poucas pintoras brasileiras, Anita, revelou verdadeiro dom, ao pintar figuras usando tendências estrangeiras, como o Cubismo.
Monteiro Lobato, foi um das pessoas que mais criticaram “nossa” grande artista Cubista, dando o nome para sua matéria de “A propósito de Exposição Malfatti”. Após tal publicação de Lobato, um verdadeiro tsunami de criticas começou a cair em Anita.
Oswald de Andrade, após ver tantas críticas, publicou um artigo parabenizando Anita pela inovação de sua arte, que não se limitava em mesmices. Em 1922, durante a Semana de Arte Moderna Oswald publicou:
“-Assisti bem de perto essa luta sagrada e palavra que considero a vida artística de Anita Malfatti um desses dramas pesados que o isolamento dos indivíduos apaga para sempre feito segredo mortal. O povo passa, povo olha o quadro e tudo neste mostra vontade e calma bem definidas. O povo segue seu caminho depois de ter aplaudido a obra boa sem saber que poder de miserinhas cotidianas maiores que o Pão de Açúcar aquela artista bebeu diariamente com o café da manhã

Sem duvidas, Anita, foi uma das grandes responsáveis pela introdução do Cubismo em nosso país; não se deixando abater por grandes críticas, até mesmo do tão famoso MONTEIRO LOBATO!

1 comentário:

  1. Lindas Artes representando nossos Artistas Brasileiros que se consagraram com suas obras extraordinárias.

    ResponderEliminar